PALESTRANTES

 

Profª Dra. Ana de Oliveira Frazão 

Ana Frazão tem ampla experiência em direito empresarial, com especial enfoque nas áreas de societário e contratos, concorrência, tecnologia e privacidade de dados, regulação e compliance. É professora de Direito Civil, Comercial e Econômico nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Comissão de Direito Econômico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal.

Profª Dra. Ana Luiza Nery

Mestre e Doutora pela PUC-SP

Prof. Dr.Cassio Scarpinella Bueno

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), instituição na qual obteve os títulos de Mestre (1996), Doutor (1998) e Livre-docente (2005) em Direito Processual Civil, todos com a nota máxima, e onde exerce as funções de Professor-Doutor de Direito Processual Civil nos cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Foi Visiting Scholar na Columbia University de Nova York no ano acadêmico de 2000.

É Vice-Presidente e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual e membro da Associação Internacional de Direito Processual.

Integrou a Comissão Revisora do Anteprojeto de novo Código de Processo Civil no Senado Federal (2010) e participou dos Encontros de Trabalho de Juristas sobre o mesmo Projeto no âmbito da Câmara dos Deputados (2011 – 2014). Também integrou a Comissão responsável pela elaboração do Anteprojeto da nova lei de improbidade administrativa (2018-2019).

É autor de 22 livros. Os mais recentes são o Curso sistematizado de direito processual civil (em 3 volumes) e o Manual de direito processual civil (em volume único), publicados pela Editora Saraiva de São Paulo, e com novas edições atualizadas para 2020.

Escreveu mais de 100 livros em coautoria e mais de 95 artigos científicos, inclusive com publicações no exterior.

Tem desenvolvido intensa atividade acadêmica em todo o território nacional, como palestrante e conferencista, e participado ativamente dos principais Encontros de Processualistas do exterior.

Prof. Dr. Eduardo Munhoz

Advogado e Professor Associado da Faculdade de Direito da USP

Prof. Dr. Fábio Ulhoa Coelho

Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado. Professor Titular da PUC/SP.

Fernando Kuyven

Advogado, árbitro e parecerista

Profª Dra. Flávia Cristina M. C. Andrade

Sócia do escritório Tozzini Freire Advogados.

Prof. Dr. Flávio Luiz Yarshell 

Professor Titular da Faculdade de Direito da USP, pela qual é graduado e obteve os títulos de mestre, doutor e livre docente em Direito Processual Civil. Advogado atuante nas áreas consultiva e contenciosa (judicial e arbitral). Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no período de 2007 a 2012.

Prof. Dr. Gilson Delgado Miranda

Desembargador do TJSP e Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP

Grasiela Cerbino

Diretora Jurídica da B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão e Secretária da Câmara de Arbitragem do Mercado da B3.

Grasiela Cerbino tem larga experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado como Diretora no Banco Credit Suisse Brasil liderando o departamento jurídico de renda fixa e derivativos (2005-2015), no Banco Santander Brasil na qualidade de Diretora Jurídica, Compliance Officer e Advogada do Banco de Atacado, (2000-2005) e como advogada no Banco Bozano, Simonsen  (1997-2000) e no Banco Pactual (1995-1997).

Grasiela Cerbino foi membro dos Conselhos de Regulação de Melhores Práticas do Mercado de Capitais, de Negociação de Instrumentos Financeiros, de Private Banking, do Programa de Certificação Continuada, todos administrados pela Anbima. 

Grasiela é graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), doutoranda pela Università La Sapienza e inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil.

Prof. Dr. Guilherme Setoguti Julio Pereira

Bacharel, Mestre Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Advogado. Professor do INSPER e do IBMEC. Vice-Presidente do IDSA – Instituto de Direito Societário Aplicado. Co-Coordenador do Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito Societário do CBAr.

Professor Dr. Ivo Waisberg

Livre Docente em Direito Comercial, Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais e Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. LLM em Direito da Regulação pela New York University School of Law. Professor de Direito Comercial da PUC/SP. Sócio no Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados.

Prof Dr. José Alexandre Tavares Guerreiro

Advogado e Professor da Faculdade de Direito da USP

Profª Dra. Juliana Pela

Advogada e Professora da Faculdade de Direito da USP

Prof. Me. Marcelo Godke Veiga

Doutorando pela Universiteit van Tilburg e pela Faculdade de Direito da Universidade São Paulo. Mestre em Direito pela Universiteit Leiden e pela Columbia University School of Law.  Professor de Direito Empresarial do Curso de Direito da FAAP. Sócio da Godke Advogados.

Prof. Dr. José Roberto Neves Amorim
Mestre e Doutor em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Diretor e Professor Titular de Direito Processual Civil do Curso de Direito da FAAP. Advogado. Desembargador aposentando do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ/SP. Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2011-2013). Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – NUPEMEC (2013-2016). Autor de diversas obras Jurídicas.

Prof. Dr. Marcelo Guedes Nunes

Doutor e Mestre pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Professor assistente de Direito Comercial e Coordenador do Observatório da Insolvência e do Observatório Societário da PUC/SP. Foi membro da comissão de juristas que, a convite do Senado Federal, elaborou um dos anteprojetos de Código Comercial atualmente em discussão no Congresso Nacional, sendo responsável pela subcomissão de indicadores. Ainda nesse projeto, participou da subcomissão responsável pelo livro do anteprojeto que trata do Processo Empresarial. Coordenador responsável pela pesquisa que fundamentou o parecer da Corregedoria de Justiça do TJ/SP e que motivou a criação e instalação das varas empresariais na comarca de São Paulo. Coautor, juntamente de Fábio Ulhoa Coelho e Cassio Scarpinella, do anteprojeto que posteriormente se converteu nas regras que tratam da ação de dissolução parcial do atual Código de Processo Civil. Diretor-presidente e associado fundador da Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ. Membro e Presidente da Comissão Permanente de Jurimetria, além de Diretor de Pesquisas do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Conselheiro do Instituto Victor Nunes Leal - IVNL. Coordenador do Seminário de Jurimetria realizado pela Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ, em conjunto com a Associação dos Advogados de São Paulo - AASP e o Instituto Victor Nunes Leal - IVNL. Membro da Society of Empirical Legal Studies - SELS e representante da ABJ na reunião de fundação da Global Society of Empirical Legal Studies - SELS Global, com instituições de pesquisa dos Estados Unidos da América, Índia, Inglaterra, Israel, Alemanha, dentre outros países, sendo ela a única entidade participante da América Latina. Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Direito no ano de 2017 com o livro Jurimetria: como a Estatística pode reinventar o Direito.

Prof. Dr. Marcelo Vieira von Adamek

Mestre e Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. Professor Doutor do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP. Advogado, árbitro e parecerista.

Juiz Marcelo Barbosa Sacramone

Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo em exercício na 2ª Vara de Recuperações e Falências da Capital. Professor de direito empresarial no curso de graduação e do mestrado em direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), do IBMEC e do Insper. Autor do livro “Comentários à Lei de Recuperações de Empresas e Falência”, pela editora Saraiva.

Prof. Dr. Marcus Elidius M. Almeida

Natural de São Paulo - Capital, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional (1995) e Doutor em Direito Comercial (2002) pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito Empresarial pela European University. Professor Doutor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (graduação, mestrado e doutorado). Professor Titular da Faculdade de Direito Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Patrono do Curso de Especialização em Direito Empresarial da EBRADI. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Empresarial da COGEAE/PUC-SP. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo - TRE/SP (2015-2019). Membro da Academia Paulista de Direito – Cadeira n° 23. Autor de diversas obras sobre Direito Empresarial. Advogado em São Paulo.

Ministro João Otávio Noronha

Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Ministro José Antonio Dias Toffoli

Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Prof. Paulo Brancher

Professor livre docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), sócio de Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

Profª Dra. Priscila Sato

Doutora em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (2010). Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (2003). Professora do Curso de Especialização em Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Advogada sócia do escritório Arruda Alvim, Aragão, Lins e Sato Advogados.

 

Prof. Dr. Renato Maurício Porto Reis

Sócio da Porto & Reis Perícia, Consultoria e Arbitragem

Profª Dra. Uinie Caminha

Doutora em Direito Comercial pela USP. Professora Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. e Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC. Advogada.


 

Local

Online via Zoom Webinar